Santa Serafina (13 de março)

Nasceu em São Geminiano, pequena cidade da Toscana, Itália em 1238. Foi uma menina modesta, pura, piedosa, de grande mortificação, bondosa e caridosa com todos, mas sobretudo de paciência heróica na dolorosa enfermidade que a prostrou na cama e a fez sofrer por muitos anos.
Aos 10 anos Serafina, ou Fina como era chamada por todos, adoeceu gravemente; seu corpo cobriu-se de chagas incuráveis e dolorosas. Sentindo-se incapaz de qualquer movimento, no desejo de sofrer com Cristo, quis ser colocada sobre dura tábua, num pobre quartinho e ali ficou imóvel, como que pregada numa cruz de dores por 5 anos.
Seus lábios, seu coração, seus pensamentos perfeitamente normais, em um corpo desfeito pelas chagas, testemunharam paciência, amor e conformidade à vontade de Deus que a todos edificava.
Motivo de maior sofrimento foi também a morte da mãe. Serafina ficou entregue aos cuidados de uma pobre mulher. Contudo, sentia-se feliz por sofrer com Cristo, e completar em si, como diz o Apóstolo Paulo, o que falta à paixão de Cristo pela santificação da Igreja e pela conversão dos pecadores.
Aos 15 anos, no dia 12 de março de 1253 veio a falecer. Seu corpo foi sepultado na Igreja matriz de São Geminiano, com o qual partilhou a honra de ser a padroeira principal da cidade. Logo após sua morte, diante de tantos milagres que surgiram, foi iniciado o processo de sua canonização e em breve Santa Fina, como era chamada, teve seu nome incluído no catálogo dos santos.
Santa Serafina rogai por nós.

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 2 anos -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 12 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 ano -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos