Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Santo Ambrósio de Sena (20 de março)

Há 1 ano
Santo Ambrósio de Sena (20 de março)

O santo de hoje nasceu no ano de 1220 em Sena, centro da Itália,cidade já famosa por outros grandes santos da igreja, como Bernardino, Ansano e Catarina. Foi batizado com o nome de outros 6 santos, sendo o mais conhecido Santo Ambrósio de Milão, do século IV em uma nobre e influente família.

Por ter nascido com uma deformação física que causava horror, sua família o renegou e o entregou a uma ama de leite, que recebeu a ordem de viver com a criança afastada deles. Isso tudo foi providência na vida de Ambrósio, porque esta ama, mulher de fé, foi uma verdadeira mãe, alimentado-o e levando-o à igreja de Santa Maria Madalena onde durante um ano fez fervorosas orações. Milagrosamente a criança se curou e retornou ao castelo dos pais.

Ambrósio cresceu jovem sério, estudioso, virtuoso, mas sobretudo caridoso. Transformou parte do castelo em hospital para os pobres e abandonados. Aos 18 anos ingressou na recém criada ordem dos Dominicanos. Estudou em Sena e depois em Paris, tendo como colega e amigo Santo Tomás de Aquino, e ambos se animavam pelo mesmo ideal de santificação e zelo apostólico.

Dedicou-se à pregação obtendo grandes êxitos na Alemanha, Hungria e Itália. Foi procurado para orientação por vários bispos, príncipes e alguns Papas

Faleceu em Sena, durante uma pregação. Morreu no serviço, no ministério, sendo-lhe tributados logo cultos de veneração e o elegeram patrono da cidade, ao lado do santo padroeiro antigo, Santo Ansano.

Santo Ambrósio, rogai por nós!

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.