Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São João de Deus (8 de março)

Há 23 dias
São João de Deus (8 de março)

Para os que vivem alegando que tal pessoa não tem jeito, não endireita, não tem conserto, o santo de hoje é um exemplo de que todo mundo tem uma chance para ser melhor.

João nasceu em Évora, Portugal, em 1495. Aos oito anos de idade fugiu de casa e foi parar na Espanha. Foi acolhido por um criador de ovelhas, onde cresceu ajudando nos afazeres e foi alfabetizado. Alistou-se depois como soldado nas tropas do imperador Carlos V. Combateu contra franceses e turcos, mas foi expulso sob a acusação de roubo de espólios de guerra.

Depois de várias peripécias fixou-se em Granada onde abriu um comércio de livros e lá, após ouvir um sermão de São João de Ávila, passou por uma imediata conversão. Voltou à loja, queimou os livros imorais e repartiu o resto com os curiosos. Sua conduta, distribuindo com excessos de generosidade tudo aos pobres, fez com que fosse internado em um hospital de loucos.

Esse internamento foi providencial. Vendo o tratamento desumano, a falta de higiene, de terapia e o abandono que viviam os doentes mentais, ali descobriu sua vocação, aos quarenta anos e a eles dedicou o resto de sua vida. Ao sair de lá alugou uma casa e confiando na Providência Divina passou a recolher os indigentes e doentes que encontrava. Escreveu anos mais tarde: “Nesta casa (hospital por ele fundado) recebem-se todas as enfermidades e todas as classes de gente...  São tantos os pobres e doentes que aqui chegam, que eu mesmo fico espantado em ver como se pode sustentá-los, mas Jesus Cristo provê tudo e lhes dá de comer”. Como um autêntico operário da última hora, João não tinha tempo para repousar, alegando que havia perdido tempo demais até os 40 anos.

João morreu em 1550 e 1 século após, só na Espanha, já havia 80 hospitais da ordem por ele criada. Hoje estão espalhados por todo o mundo. João de Deus foi canonizado em 1690 e declarado padroeiro dos hospitais.

São João de Deus rogai por nós

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.

Mais lidas