São Luís Orione (12 de março)

São Luís Orione nasceu em Pontecurone, lugarejo entre o Piemonte e a Lombardia, na Itália, em 23 de junho de 1872, numa família profundamente religiosa.
Em 4 de outubro de 1886, ele entra no Oratório de Dom Bosco de Turim. Conheceu o santo pessoalmente, confessou-se com ele, recebeu de Dom Bosco orientação espiritual e conselhos, com a grande promessa: “Seremos sempre amigos”. Durante o retiro para o ingresso do noviciado, diante o túmulo de Dom Bosco, em uma noite de orações e lágrimas, Luís Orione sente que deve encontrar seu próprio caminho na sua diocese natal; e dia 16 de outubro de 1889 é acolhido pelo seminário de Tortona e torna-se sacerdote em 1895. Em 1899 fundou a Pequena Obra da Divina Providência (religiosos empenhados na caridade e em pregar o Evangelho). Os Pequenos Cotolengos são uma casa em que promovem e apoiam os deficientes físicos e mentais. A Ordem teve aprovação diocesana em 1903.
Em 1908 viaja para Messina e para Reggio Calabria para ajudar o povo por causa do terremoto.
Em 1915 esteve em Mársica (Abruzos) para ajudar por causa de outro terremoto. No mesmo ano, funda a Congregação das Pequenas Irmãs da Caridade.
Logo depois da Primeira Guerra Mundial começa a espalhar o seu trabalho na Itália e no mundo: Milão, Gênova, Roma; Buenos Aires, São Paulo, Santiago). Viajou ao Brasil por quatro vezes.
Fundou e construiu (1926 - 1931) o Santuário N.Sra. da Guarda em Tortona e o Santuário N.Sra. de Caravaggio em Corvino San Quirico.
Faleceu em Sanremo, em 12 de março de 1940. Foi sepultado na cripta do Santuário N.Sra. da Guarda até 26 de outubro de 1980 quando foi proclamado beato e depositado numa urna de vidro para veneração pública.
A canonização ocorreu em 16 de maio de 2004.
O Papa Pio XII denominou-o «...pai dos pobres, benfeitor da humanidade sofredora e abandonada...»
São João Paulo II o beatificou em 26 de outubro de 1980. Depois de reconhecidas suas virtudes heróicas e sua bondade em vários milagres comprovados e aprovados, o mesmo Papa João Paulo II o proclamou Santo da Igreja numa missa de Canonização na Praça de São Pedro, em Roma, no dia 16 de maio de 2004.
São Luís Orione rogai por nós.

Raul Ribas
Mais lidas
-
1
Entrevista
"Ser presença de Deus": religiosa brasileira fala da experiência missionária no Haiti
Em entrevista à Agência Signis, Ir. Liani Postai, da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, fala sobre sua missão e a situação do país, novamente arrasado por um terremoto.
Há 2 anos -
2
Entrevista
"O debate é o cerne da política"
Para o professor Robson Souza, é preciso superar a visão que criminaliza a política, o público e o coletivo, enquanto se hiper valoriza a perspectiva individualista da vida. Nesse sentido, retomar a discussão política é um passo fundamental
Há 12 meses -
3
Entrevista
Sínodo sobre a sinodalidade: um primeiro olhar
Nossa reportagem ouviu Óscar Elizalde Prada, jornalista e professor colombiano que participa da Comissão de Comunicação dessa nova iniciativa do papa Francisco que visa uma Igreja mais sinodal
Há 1 ano -
4
Entrevista
“Um verdadeiro político cristão tem que começar a fazer política a partir dos marginalizados”
Além disso, para Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, a Igreja precisa voltar a fazer um trabalho de base no que diz respeito à conscientização política do povo
Há 1 ano -
5
Reportagem
Uma noite de sábado, um casamento afro
Casamento afro ensina que não há espaço para o racismo na Igreja Católica
Há 1 ano -
6
Notícia
Arquidiocese de Niterói promove Campanha do Agasalho
Doações podem ser realizadas em paróquias e estabelecimentos da Região de Niterói (RJ)
Há 2 anos