Cookies e Política de Privacidade
A SIGNIS Agência de Notícias utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

São Turíbio de Mogrovejo (23 de março)

Há 1 ano
São Turíbio de Mogrovejo (23 de março)

Lima, no Peru, pode ser chamada a cidade dos santos na América Latina, pois no prazo de um século lá morreram Sta. Rosa de Lima, São Francisco Solano, São Martinho e São Turíbio, que hoje veneramos.

Nasceu em Maiorca na Espanha, em 1538. Fez doutorado em direito em Oviedo. Foi presidente do Tribunal de Inquisição em Granada ainda leigo e indicado pelo rei Felipe II à função de arcebispo de Lima. Recebeu uma por uma todas as ordens sagradas e aos 42 anos chegou a Lima, onde por 25 anos foi pastor incansável, defensor dos humildes, principalmente índios, reformador da Igreja, nos termos do Concílio de Trento que acabara de acontecer e enérgico opositor do poder civil e dos colonizadores espanhóis.

Foi um dos grandes apóstolos da história da Igreja. Defendeu com energia os oprimidos contra a crueldade dos brancos. Visitou várias vezes sua enorme diocese. Calcula-se que andou mais de 40.000 km a pé ou a cavalo visitando todos os lugarejos numa das geografias mais difíceis do mundo, desde os locais com neve perpétua nos Andes até os desertos tórridos do lado do Pacífico.

Seu trabalho apostólico e sua luta pela justiça enfrentando o poder constituído foram enormes. Morreu em 23/03/1606 com 68 anos de idade. Foi beatificado em 1679 e canonizado em 1726.

São Turíbio de Mogrovejo rogai por nós.

Sobre o autor

Raul Ribas

Pós-graduado em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS), membro do Movimento dos Focolares e um entusiasta pesquisador e divulgador da vida dos santos.